O mercado varejista é um dos mais competitivos de nossa economia. Com a evolução das tecnologias de informação, as possibilidades de empreender se tornaram ainda mais acessíveis a qualquer pessoa que tenha o sonho de montar seu próprio negócio.
Mas para se destacar no meio desse cenário competitivo, algumas ações simples podem fazer a diferença em seus negócios. E pensando nisso a Govoni separou oito dicas que podem movimentar as vendas. Confira.
1. Comunique de modo eficaz
Estabeleça uma estratégia de comunicação eficiente para atingir seu público. Procure conhecer o perfil do público que você pretende atingir, e busque informações sobre os seus hábitos de consumo de mídias;
A divulgação em massa pode ser feita por meio de mídias mais tradicionais que costumam atingir uma grande parcela da população, mas isso não exclui a necessidade de uma abordagem mais pontual, já que diariamente somos bombardeados por inúmeras ações de marketing.
Uma alternativa barata e pontual são ações nas redes sociais. Mas lembre-se busque entender e conhecer o que seu público consome de mídias antes de sair gastando a verba.
2. Aposte no networking
Interagir com as pessoas ainda é a melhor forma de abrir portas. Busque saber onde os donos de outras empresas costumam freqüentar, e frequente também. Isso não quer dizer que estas pessoas irão se tornar seus clientes, mas podem passar a falar bem de sua empresa, e até indicando. Afinal, quem tem boca vai a Roma!
3. Firme parcerias
Identifique quais são as empresas que têm mais apelo com o seu público e busque firmar parcerias com elas. De preferência, opte por empresas de produtos ou serviços que “complementam a venda do seu produto”. Pode ser uma academia, um restaurante ou qualquer local que seus potenciais consumidores frequentem.
Acredite: firmar parcerias pode ampliar a visibilidade da sua marca, permitindo a comunicação com o público-alvo e custa pouco.
4. Esteja presente
É essencial tornar a empresa conhecida no ambiente do público-alvo. Para saber onde esses possíveis clientes estão você terá de pesquisar sobre eles. Busque entender como seu público pensa, o que consome, o que sente, como vive. Feito isso, mapeie onde essas pessoas estão e marque presença de maneira criativa.
5. Exceda as expectativas do cliente
“Nunca pergunte ao seu cliente o que ele quer. Mostre a ele, o que ele precisa.”
O importante não é apenas se preocupar em vender, mas sim em vender a coisa certa para cada um. Um freguês bem atendido pode recomendar ou não a empresa. Mas, quando o atendimento é espetacular, ele certamente recomendará o estabelecimento.
6. Invista no atendimento
Embora todo mundo saiba que um bom atendimento é um dos fatores primordiais para a satisfação dos clientes, muitas empresas ainda pecam nesse quesito. Por isso busque constantemente alternativas e soluções que qualifique e melhore a cada dia o seu atendimento.
Uma boa experiência de compra envolve atenção, benefícios, brindes ou vantagens que estimulem o consumidor a fechar negócio naquele momento.
7. Motive a equipe
Estimule a sua equipe mostrando a ela que a meta é possível de ser batida, e que vale muito a pena se esforçar ao máximo para batê-la. E o funcionário entende isso quando é premiado pelos objetivos atingidos. O reconhecimento pode vir tanto por meio de comissões, por exemplo, como ter um foco mais emocional – vale elogio em público, feedback positivo ou demonstração de confiança.
8. Lidere
As empresas que apresentam bons resultados possuem uma liderança forte e flexível. Lidere sua equipe de maneira que eles percebam que a sua liderança faz a diferença positivamente em suas rotinas profissionais, e de forma que os motive a buscar melhores resultados a cada dia.