O TikTok é uma das redes sociais chinesas de vídeos curtos com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, dos quais 74,1 milhões de usuários são brasileiros, sendo a quinta rede social mais utilizada em 2022 e a cada dia que passa, torna-se uma tendência mais forte que muitos estão apostando, mas será que vale a pena investir no TikTok?
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Comparando as demais redes como Facebook, Twitter e Instagram por exemplo, a dinâmica do TikTok é diferente, não possui um espaço reservado para as empresas, o seu foco principal são os usuários normais e não os comerciais. Ou seja, se você deseja investir no TikTok como empresa, você precisará de estratégias e abordagens diferentes das outras redes.
Ao mesmo tempo, para quem trabalha com vendas pela internet, o TikTok pode ser uma oportunidade de conquistar mais clientes, visibilidade e de gerar mais lucros, mas antes é preciso entender um pouco mais sobre a plataforma.
O que é o TikTok Ads?
Entrando para o tópico de negócios, o TikTok Ads é uma plataforma de anúncios para o compartilhamento de vídeos curtos em formato 9:16, lançado em 2020. O objetivo da plataforma é ajudar marcas a se conectarem com potenciais clientes e gerar valor com novos seguidores.
Com o TikTok Ads é possível criar campanhas cobradas pelo sistema de leilão, onde as empresas podem pagar por cliques e visualizações. Além de oferecer anúncios de vídeos, a plataforma também oferece anúncios interativos, gráficos e anúncios de conteúdo patrocinado, permitindo que as empresas possam criar anúncios personalizados para determinados públicos-alvo e segmentos do mercado.
O TikTok Ads conta com ferramentas de otimização e monitoramento que auxiliam a melhorar o desempenho dos anúncios e a compreender quais anúncios estão indo bem, como também, é possível identificar o porquê dos resultados. Mas, a grande questão é:
Vale a pena investir no TikTok? Sim, vale a pena investir em TikTok Ads.
Criar anúncios no TikTok é uma ótima maneira de conhecer o público jovem, que muitas vezes podem estar procurando soluções que a sua empresa oferece. Uma vez que as necessidades do público e usuários são identificadas é possível criar campanhas altamente personalizadas para atender o público.
O TikTok é uma plataforma rápida, nova e com alto índice de crescimento comparado às demais redes sociais já existentes, não apenas em números de acesso como para a criação de conteúdo também. Por exemplo, entre os anos de 2018 a 2020, o TikTok cresceu 1.157,76%, enquanto nos próximos anos o Facebook tende a atingir 1% ao ano.
Para que uma empresa possa crescer e desenvolver sua trajetória e definir sua estratégia na plataforma, é preciso conhecer antes os tipos de anúncios que o TikTok disponibiliza e assim traçar o melhor caminho para atingir novos clientes.
Quais os tipos de anúncios no TikTok?
Assim como as demais redes sociais o TikTok foi moldado com o mesmo princípio de anúncios, porém, apresenta formatos específicos que variam na maneira como são exibidos ao público.
In-Feed Ads
Esse tipo de anúncio aparece logo que o usuário abre o aplicativo, chamado de Four You Page (Para Você). Esses vídeos são selecionados com base nas preferências do usuário, com o anúncio aparecendo como quarto vídeo a partir da abertura do feed.
TopView
Os anúncios de Formato TopView, são os primeiros a aparecerem, antes mesmo da exibição dos conteúdos orgânicos, esse formato foi lançado em abril de 2022, onde passa a ser cobrado de Custo por Mil (CPM).
Branded Effects
Os anúncios de Branded Effects podem ter imagens de produtos, além de outras artes em 3D junto com vídeos, onde as marcas podem explorar seus produtos com mais eficiência, gerando o famoso Brand Awareness, a famosa consciência de marca.
Branded Hashtag Challenge
Esse formato de anúncio no TikTok, nada mais é que um desafio entre usuários, os anúncios costumam aparecer na aba de “descobrir”, onde há uma área que descreve o desafio, mostrando vídeos de outros usuários. O desafio se baseia em Hashtags sugeridas pelas marcas, adequando os conteúdos dos usuários com as marcas participantes.
E as vantagens do TikTok Ads? Quais são?
Além do TikTok ser a rede sociais mais criativa em conteúdos e anúncios, a plataforma apresenta mais vantagens do que esperamos, sendo elas:
1 - Alcance de públicos variados
O TikTok é ideal para conhecer e conversar com diversas pessoas que vão dos 18 aos 34 anos de idade, sendo a faixa etária que mais compõe a rede social, sendo 73% da audiência conforme a pesquisa do Site Inglês Statista.
2 - Percepção de marca pelo público
Não é preciso muito estudo para vermos que o TikTok é a rede social do momento, tendo um grande potencial de crescimento, fazendo com que seja a rede social indicada para gerar a percepção de uma marca por parte do público.
3 - Facilidade e acessibilidade
O TikTok apresenta uma usabilidade fácil e intuitiva tanto para usuários normais quanto para empresas. É a plataforma ideal para qualquer anunciante, tanto para os novos com poucas experiências quanto para as marcas mais experientes.
Poder anunciar com vídeos curtos e rápidos em poucas etapas é um sonho para qualquer empresa, visto que algumas plataformas oferecem serviços complementares que podem atrapalhar a compreensão do anunciante a usar a plataforma. Com o TikTok, isso é completamente diferente.
4 - Campanhas personalizadas
O conteúdo criado no TikTok é interativo, rápido e simples, muitas vezes engraçado e divertido, possibilitando que as empresas criem campanhas criativas e personalizadas que se encaixam perfeitamente na plataforma e com o público-alvo, fazendo com que a marca destaque-se na rede.
5 - Altas taxas de cliques e baixos curtos
Através das ferramentas de monitoramento e otimização de anúncios, o anunciante pode direcionar suas campanhas aos usuários específicos, resultando em maiores taxas de cliques e conversões, facilitando o dia a dia da marca.
Consequentemente, ao ter mais cliques e conversões, a sua marca pode obter mais alcance gastando muito menos. O TikTok vem se revelando inferior ao custo de cliques de outras plataformas de mídia social, favorecendo a marca e evitando gastos desnecessários.
Como utilizar o TikTok Ads para empresas?
Assim como qualquer plataforma, o TikTok também fornece tutoriais e materiais de ajuda. Então, você não estará sozinho, pois em cada etapa haverá uma explicação para auxiliá-lo a utilizar a rede social. Mas antes, é importante definir os seguintes tópicos antes de sair anunciando.
- Defina o seu objetivo
Antes de anunciar no TikTok, tenha um objetivo em mente, defina-o de forma que seja mensurável, alcançável e realista, sempre pensando em qual formato de anúncio o seu objetivo se enquadra melhor.
- Selecione o público-alvo
A própria plataforma do TikTok Manager, disponibiliza duas formas de escolher o público, a primeira é o modo simplificado, onde a segmentação é realizada de forma automática pela plataforma. O segundo modo, é o personalizado, onde você define a partir de opções avançadas quem o seu anúncio deverá atingir.
- Estabeleça um orçamento
Antes de anunciar em qualquer plataforma online, incluindo qualquer ação que envolva investir na sua empresa, é importante definir um orçamento, leve em consideração tudo que será necessário para atingir seus objetivos como empresa, incluindo o funcionamento dos demais setores do seu negócio. Se estiver tudo certo e há condições de investir em plataformas pagas, vá em frente e conquiste novos clientes!
Eai? Ficou curioso para saber mais sobre o TikTok? Crie sua conta e explore o novo mundo de tendências! Mas, lembre-se, estamos falando da rede social do momento, utilize abordagens e estratégias que atraiam o interesse dos jovens e crie conhecimento de marca. Divirta-se criando conteúdos descontraídos e criativos!
Fonte: NeilPatel.com.br | Aveli.com.br
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