Como as cores podem ajudar sua empresa
A visão humana é o mais rápido dos cinco sentidos a enviar informações ao cérebro, que por sua vez processa e dá um significado as informações que recebeu.
Culturalmente as cores desempenham importante função nas civilizações. No Ocidente preto simboliza luto, já no Oriente luto é expressado pelo branco. Se cada cor possui um significado, logo, elas transmitem estímulos que por sua vez são traduzidos como mensagens. O azul que acalma, o vermelho que empolga, o amarelo que alegra, o verde que pacifica, e por assim vai.
É importante ter muita atenção na hora de escolher as cores que darão vida a identidade de seu negócio, afinal, não dá pra transmitir a mensagem errada justamente para o sentido mais rápido no gatilho, certo? É fundamental entender o que a sua marca quer transmitir, como ela quer ser percebida para então definir as cores, a fonte, o logo, a fachada, o PDV e toda a cara de sua empresa.
Se a sua empresa que ser percebida como tranquila e serena, abusar do vermelho pode transmitir uma mensagem completamente diferente. Da mesma forma, se a ideia é ser moderna, leve e alegre, usar cores frias podem transmitir rigidez e seriedade.
Quem nunca mudou de comportamento ao entrar em um ambiente que transmitia algo diferente de como estava se sentindo antes de ali adentrar? Entrou nervoso e ficou calmo em um ambiente claro, com cores mais sóbrias e uma luz amena? Junta ai um aroma floral relaxante e uma música calma de fundo, e pronto você agradou a visão, a audição e o olfato de seu cliente, três sentidos que dirão ao seu cérebro: esse ambiente me deixa calmo, posso comprar em paz e com tranquilidade, nada de pressão, nada de correria e estresse, vamos às compras!
Lembre-se: antes de definir as cores da sua marca é importante saber quem é o publico-alvo, entender o que ele espera dela, e, como você quer que esse público a perceba. É importante compreender que a imagem de sua marca deve em primeiro momento agradar ao seu público-alvo, é ele quem deve acima de tudo aprová-la e se identificar com o seu visual e o seu caráter de marca, afinal, ela foi criada para ele, certo?