No inicio deste mês, o IAB Brasil divulgou os dados coletados sobre os investimentos realizados em publicidade e marketing online no ano de 2015. Segundo o relatório publicado, a publicidade na web movimentou cerca de R$ 9,3 bilhões, e a estimativa é que este ano a previsão seja de crescimento de 12% em investimentos no meio, chegando à marca de R$ 10,4 bilhões. Esses são os principais dados da pesquisa Digital AdSpending, liderada pelo IAB Brasil e realizada pelo comScore, que contou com a colaboração das principais empresas que compõem o mercado online do país.
A pesquisa ainda detalhou os investimentos consolidados por áreas do digital. O segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões, seguido por display e redes sociais com R$ 3,148 bilhões, e vídeo com o valor de R$ 1,038 bilhão. Além disso, o relatório aponta que, mesmo com no atual cenário de instabilidade econômica no país, espera-se que o setor de marketing digital deve seguir mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos.
Se analisarmos mercados mais maduros, como Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo, percebemos como o meio digital foi capaz de conquistar ainda mais espaço no budget dos anunciantes em períodos de instabilidades econômicas. Outro bom exemplo de aumento em investimentos online é a segunda maior economia do mundo, a China. Espera-se que este ano a grande potência econômica oriental invista no meio online cerca de 49,7% do buget, apresentando um crescimento considerável se comparado com os 14,8% investidos na mesma área há apenas cinco anos. Essas informações foram divulgadas no relatório publicado na semana passada pelo GroupM, pertencente ao WPP.
Existem vários fatores que podem explicar o aumento de investimento em marketing digital, tais como valores de veiculação e produção muito menores que os meios tradicionais, mudança no consumo de mídias dos consumidores, avanço da tecnologia, o aumento de conteúdos relevantes no meio, maior facilidade de segmentação de público, feedback facilitado, maior capacidade de abrangência e cobertura, aumento expressivo no tempo e uso da internet pelos usuários, entre outros. A grande certeza é que a expectativa em relação ao meio digital é de aumento gradual e acelerado para os anos seguintes, levando cada vez mais uma parte maior no bolo de investimento em marketing das empresas.
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