A realidade que a sua loja já não pode mais ignorar
Os aparelhos mobile – Smartphones e Tablets – já não são apenas acessórios na mão do brasileiro. Hoje são considerados itens essenciais e indispensáveis na vida de milhares de pessoas, independente de sua condição socialeconômica. É quase impossível passar um dia sem ver pelo menos uma pessoa sem o seu fiel e inseparável amigo na mão, seja no interior do Brasil e principalmente nos grandes centros dos estados.
E os números não mentem: segundo relatório publicado pela Nielsen Ibope, o número de usuários de smartphones cresceu estonteantes 48% no terceiro semestre de 2015, comparado com o mesmo período do ano anterior. O Brasil já é o sexto país no mundo com maior número de aparelhos smartphones, sendo aproximadamente mais de 68 milhões de brasileiros que utilizam o aparelho para acessar a internet.
A essa altura você deve estar se perguntando: “Ok, mas o que isso tudo tem a ver com a minha loja virtual?” Tudo. O Instituto Criteo divulgou uma pesquisa realizada no início do segundo semestre de 2015, em que previa uma cota de transações de comércio eletrônico móvel de 22% no Brasil até o final do mesmo ano para compras feitas na internet. De acordo com o relatório 14% das transações online do segundo trimestre de 2015 foram realizadas por meio de dispositivos móveis – smartphones ou tablets. A pesquisa trimestral “State of Mobile Commerce” detalha que 10% ocorreram via smartphone e 4% em tablets. O resultado é baseado em dados de 1,4 bilhões de transações virtuais que, movimentaram cerca de US$ 160 bilhões de vendas anuais.
Além de todos esses impressionantes números, não podemos esquecer da geração “multitela”, aquela que utiliza várias ferramentas para uma única tarefa: pesquisa no mobile e compra no desktop, tudo ao mesmo tempo. O que se pode esperar é uma constante elevação do uso de aparelhos móveis para pesquisas e compras na internet, impulsionados pela tendência de aparelhos com telas maiores e com melhores visualizações e interações.
O fato é que lojas virtuais e sites que não estejam adaptados a essa realidade perderam uma fatia cada vez mais gorda desse bolo. Logo, tem tudo a ver com a sua loja e seu site. E por falar nisso, como está o seu site e a sua loja?