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Como esperado o Natal de 2022 obteve um aumento de 10,5% comparado a 2021, para o varejo esse aumento chegou a 18,4%, sendo a região sul que mais atingiu vendas, podemos dizer que as expectativas do Natal cumpriram o esperado, mas o que 2023 está prometendo para os varejistas e comerciantes?

O que esperar do setor?

Apesar de toda a situação causada pela covid-19, as expectativas são positivas para o varejo em 2023, isso se as empresas estiverem dispostas a adaptar-se às novas tendências da área pós-pandemia.

A partir de janeiro, a omnicanalidade estará mais forte do que nunca no varejo e a urgência de entender o que é e qual a sua relevância, também aumenta, uma vez que os consumidores estão aderindo esse atendimento integrado cada vez mais. Assim, como também será essencial praticar a valorização da fidelidade e estudar o comportamento do consumidor para que as empresas não só possam diversificar suas ofertas como atrair mais clientes.

Confira três tópicos que podemos aguardar para o Varejo em 2023:

A valorização da omnicanalidade: sabemos que o comportamento do público ao aderir o omnichannel não é uma novidade, ao analisarmos toda a evolução tecnológica e o momento que estamos vivendo, esse comportamento já era esperado, podemos ver essa mudança tanto em nós mesmos como consumidores de certas marcas quanto em nossos próprios clientes.

Com a pandemia, a adesão do público ao digital foi acelerada devido às empresas adaptarem-se a aplicativos, sites, atendimento home-office, para continuar gerando vendas sem terem prejuízos maiores, respeitando o distanciamento social, já que não era recomendado as pessoas circularem nas ruas de forma aglomerada. Agora, precisamos nos atentar aos impactos causados ao consumo de produtos.

Não trata-se mais de ter vários canais de atendimento, o foco com a omnicanalidade é a experiência do consumidor, entender as diferenças das plataformas e que o cliente possui acesso a todas elas, incluindo transitar entre elas conforme a sua conveniência, tornou-se essencial para aumentar as vendas.

Estar disponível nesse meio é fundamental para que as marcas possam crescer e se desenvolver. Afinal, não estamos mais pensando em estratégias de vendas lineares, vários estudos apontam que as compras on-lines fazem parte da vida dos consumidores, independente da idade ou renda. Por isso, o mais importante é mostrar-se disponível, facilitando o alcance do cliente a seus produtos e serviços, atendendo à sua conveniência. Ou seja, cabe a cada empresa atentar-se às necessidades dos seus clientes a respeito de seus produtos e serviços, por exemplo, em certos momentos a agilidade na hora da entrega será mais importante do que os demais benefícios que a marca pode oferecer. 

Em outros, o que poderá mais importar será a assistência recebida antes, durante ou após a venda, um site bem estruturado e completo ou até mesmo um vendedor disponível para atendimento a distância fará a diferença.

Soluções tecnológicas: vale lembrar que estamos falando sobre a experiência do consumidor, a sua conveniência e os canais que uma empresa pode utilizar para fidelizar e concretizar uma venda. Ter uma tecnologia que facilita esse processo é essencial.

Pensando no e-commerce, ter conhecimento sobre as demandas do cliente deve ser utilizado para tornar as ofertas mais assertivas e, para mantê-lo fiel à marca. Neste ambiente, as empresas terão que valorizar os processos de automatização quanto aos recursos de Inteligência Artificial, o que uma vez era acessível somente para empresas de grande porte, agora poderá estar nas mãos de todos os empreendedores.

Aproximação com os clientes: apesar da tecnologia estar estar evoluindo, não podemos deixar de lado o contato com os clientes, sabemos que os atendimentos automatizados, com mensagens e menus prontos ajudam a otimizar outros processos dentro de uma empresa, mas deixar o cliente sentir-se sozinho, não é uma boa estratégia, devemos manter uma relação com os nossos clientes, uma parceria, mostrar que estamos lá por eles, sempre disponíveis, não para vender, mas para trazer soluções para seus problemas.

As estratégias que serão adotadas para isso dependem do tipo de negócio e seu segmento, mas todas elas passam por esse processo de aproximação, de reconhecimento do quão importante é ter um cliente fiel.

Por exemplo, uma das tendências para 2023 é o crescimento do canais digitais e redes  sociais, sendo um dos impactos gerados pela chegada de consumidores das gerações Z e Alpha, já que essas gerações nasceram familiarizadas com a era digital e desconhecem os métodos utilizados no off-line.

As plataformas digitais fará a diferença nos resultados do varejo e irá conectar esse público com as marcas. Por isso, é importante pensar no público em geral, deixar a sua empresa disponível e acessível a todas as gerações, investir no atendimento e nos canais disponíveis é fundamental.

Neste sentido, as pesquisas apontam um potencial para o e-commerce, mas as bases são diferentes: não se trata de oferecer mais canais de vendas, e sim de integrar as operações para atender à conveniência do cliente.

O que achou dessas tendências? Já vinha utilizando elas? Compartilhe com a gente! 

Fonte: Ecommerce Brasil



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