Você sabe quais foram as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2024? Será que seu negócio está presente nas principais delas?
As redes sociais não são apenas entretenimento, elas vão além: são uma maneira de empresas e clientes se relacionarem e fazerem negócios. Com a diversidade de plataformas disponíveis, cada uma oferece oportunidades únicas para conectar-se com públicos específicos e ampliar sua presença online.
Logo, é essencial buscar estratégias de marketing e vendas para atingir os milhares de usuários dessas redes. Segundo o Relatório Global de Visão Geral Digital 2024, produzido em parceria com a Meltwater e We Are Social e divulgado no início de 2024, existem agora 5 bilhões de usuários de mídias sociais identificados ao redor do mundo, o que equivale a pouco mais de 62% da população global total.
Para isso, conheça as maiores redes sociais usadas no Brasil e como pensar em estratégias nas mais requisitadas para conquistar consumidores.
Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil seja o Instagram. Está enganado: é o WhatsApp. Mas logo em seguida vem, sim, o Instagram, seguido do Facebook e ele, o fenômeno TikTok.
Vamos conferir os números? Eles vêm do Data Report 2024 Brasil, produzido pela Meltwater e We Are Social, e representam a porcentagem de usuários de internet de 16 a 64 anos que usam cada plataforma mensalmente:
WhatsApp: 93.4%
Instagram: 91.2%
Facebook: 83.3%
TikTok: 65.1%
Facebook Messenger: 60.8%
Telegram: 56.5%
Pinterest: 46.7%
Kuaishou (Kwai): 46.1%
X (Twitter): 44.4%
LinkedIn: 37.2%
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam uma média diária de 3h37 minutos em redes sociais. Procurar produtos e serviços vem como o terceiro motivo para utilizar redes sociais, logo atrás de manter contato com amigos e família e ver novidades.
Normalmente, os gestores das empresas ficam em dúvida sobre qual rede social seu negócio deve estar presente. Um fator essencial a considerar, além do número de seguidores, é se o perfil de sua marca se encaixa naquela plataforma.
Por exemplo, se você tem um restaurante e visa divulgar seus produtos e conhecimento, o LinkedIn não é indicado, pois é uma rede social direcionada ao B2B.
Dessa maneira, aprenda a seguir como fazer uma escolha acertada:
Analise a concorrência: verifique onde seu concorrente está presente e qual o engajamento das empresas do seu setor.
Avalie a audiência dos concorrentes: pesquise a audiência das empresas para entender seu alcance.
Utilize ferramentas de pesquisa: para analisar a concorrência com maior agilidade.
Observe o volume da audiência: entenda onde seu público está antes de investir em anúncios.
Use as ferramentas de busca: as redes sociais possuem mecanismos que permitem encontrar seu público-alvo.
Participe de comunidades e grupos: isso ajuda a identificar os melhores clientes.
De acordo com o levantamento da We Are Social e Meltwater, as redes sociais mais usadas no mundo em 2024 foramFacebook, YouTube, WhatsApp, Instagram e TikTok, com algumas posições variando devido à popularidade em diferentes países, como o WeChat na China.
Se deseja tirar o máximo de potencial de uma das 10 redes sociais mais usadas no Brasil, avalie qual delas faz mais sentido para seu negócio e onde está seu público-alvo e persona. Mas lembre-se também de fazer um bom planejamento para que suas ações tenham resultados.
Para realmente transformar sua estratégia de redes sociais e garantir que seu conteúdo ressoe com sua audiência, a expertise é fundamental.
Desenvolvido por Govoni Soluções Digitais